domingo, 29 de maio de 2011

A carreira dos "árbitros" e dos árbitros

Senhores

Eu sinceramente fico perplexo e envergonhado com o que aconte com a arbitragem a nível nacional, para não dizer que minha opinião é apenas regional, ou especificamente direcionado a alguém.

Além de condições ridículas de trabalho para os árbitros em todos os sentidos, não temos um critério para a formação, capacitação e prioridade de árbitros.


A exceção de algumas federações, se é que isso é verdade, têm prioridade árbitros quem tem Q.I(quem indica), em detrimento do esforço e dedicação de outros pobres inocentes,  ingênuos  e eternos aspirantes, mesmo que possuam melhor capacitação e talento.

Tem árbitro apitando sem diploma de arbitragem e inclusive realizando teste para o quadro nacional , enquanto que os diplomados, que pagaram pelo curso de formação  e que se submeteram a aulas cansativas e as provas de avaliação com nota para aprovação,  até hoje vêem seu invetimento e esforço sendo cada vez menos valorizado. Eu desafio a qualquer um a provar que eu esteja equivocado, pelo menos aqui na Bahia.

Por outro lado, os competentes aspirantes "indiplomados"  a arbitros que não vêem oportunidades de formação em seu estado, na falta de cursos oficiais, apelam para a políticagem e aproximação da imprensa e de interessados que possam lhes dar um empurranzão, inclusive parentes de primeiro e segundo grau ligados as federações incompententes  e com rabo preso.... Estes "indiplomados" estão errados? Sei lá....

Será que nós não fariamos o mesmo????????????????????????? Eu não, por mim eu afirmo e quem me conheçe sabe disso.


Com curso, sem curso, com diploma e sem diploma, com caráter e sem caráter, com oportunidade e sem oportunidade, eu me lembro da frase me dita pessoalmente pelo Dr.o Edson Resende de Oliveira, Ex-presidente da comissão nacional de árbitros de futebol - " O quadro da CBF é para árbitros de experiência comprovada, não para experimentar árbitros que se quer a sua própria federação lhes dar oportunidade.

E assim o futebol brasileiro e a arbitragem brasileira vai se degradando e se expondo ao ridículo.

Certamente daqui há 02 anos todos esquecem disso e acaba sendo considerado normal a ascensão do profissonal.


Vamos  à luta companheiros, se é que no momento isso existe.

Deive.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário